PAPER TRAILS

Histórias pós-industriais, memórias técnicas e práticas artísticas Um seminário transdisciplinar

Duração:

13 de outubro de 2021 – 19 de janeiro de 2022

Semestre:

1º semestre 2021

ECTS:

de acordo com os critérios da instituição (para estudantes)

Língua:

Inglês

Formato:

5 sessões, 3 horas (3 x 45 min), quartas-feiras à tarde 13h45-16h00 (horário português) e 14h45 – 17.00 (horário suíço)

Plataforma:

Zoom

Admissão:

chamada aberta

Participantes:

até 25 estudantes (de acordo com o seu plano de estudos); Professores e investigadores (de acordo com preceitos de aprendizagem contínua da instituição) Política de assiduidade: tolera-se a ausência a 10% do total dos seminários.

O papel regista, dobra, apoia, dissolve-se, indexa. Preserva a escrita e espaços em branco, instruções conceptuais, informações de identidade, cartões de registo, registos administrativos e notícias. É, igualmente, um composto de imagens cortadas e superfícies, e pode ser dobrado para criar maquetes. Os vestígios pós-industriais das fábricas de papel reemergiram nos recentes debates artísticos e descoloniais; afetam as reflexões sobre o futuro dos livros e da leitura.

O seminário transdisciplinar PAPER TRAILS inaugura o projeto homónimo do IPT – Instituto Politécnico de Tomar / Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes (TECHN&ART) (Portugal) e da EDHEA – Escola de Artes de Valais (Suíça). Aberto a professores/as, investigadores/as e estudantes das duas instituições, o seminário congrega conhecimento e investigação em curso em torno do papel, no seu sentido mais alargado e material.

O seminário consiste em quatro intervenções relacionadas com a história cultural do papel na sua função de apoio administrativo; relacionada com a história dos livros e das práticas artísticas; como documento e apoio a partições e arquivos conceptuais desde a dança ao design; e com a dimensão material – química, de conservação – do papel. Os seminários serão seguidos por uma sessão de Perguntas & Respostas e acompanhados por referências bibliográficas.

A última sessão, a ter lugar no dia 12 de janeiro de 2022, será dedicada a discussões sobre os trabalhos propostos pelos e pelas participantes, em resposta aos tópicos do curso. A sessão dos artigos/trabalhos propostos pelos/as participantes será considerada pelo comité de seleção para a Simpósio que terá lugar em Tomar em maio de 2022.

Aos estudantes serão atribuídos os devidos ECTS depois de confirmada a sua presença, assiduidade e concretização da tarefa proposta. Os/as professores/as e investigadores/as que queiram frequentar os seminários numa perspetiva de Aprendizagem ao Longo da Vida ficam escusados/as da realização da tarefa e ser-lhes-á emitido um certificado de frequência no fim do curso.

Seminário UM
13 de outubro de 2021
Dagmar Riedel, Limited Storage

Seminário DOIS
3 de novembro de 2021
Leonor Loureiro, The Paper World and the Paper Conservator

Seminário TRÊS
24 de novembro de 2021
Sarah Burkhalter, Dancing on paper

Seminário QUATRO,
15 de dezembro de 2021
Marcelline Delbecq, White Paper

Seminário CINCO,
12 de Janeiro de 2022

Bibliografia

Impressão/Livro/Cultura da Leitura

Eco, U., et J.C. Carrière. N’espérez pas vous débarrasser des livres. Grasset, 2009.
Edwards, B.F.R. Paper Talk: A History of Libraries, Print Culture, and Aboriginal Peoples in Canada Before 1960. Scarecrow Press, 2005.
Eisenstein, E.L. The Printing Revolution in Early Modern Europe. Canto Classics. Cambridge University Press, 2012.
MacPhee, J. Paper Politics: Socially Engaged Printmaking Today. PM Press, 2009.
Mak, B. How the Page Matters. Studies in book and print culture. University of Toronto Press, 2011.
Manguel, A. A Reader on Reading. Yale University Press, 2010.
Manguel, Alberto. A history of reading. Penguin, 2014.
———. The library at night. Yale University Press, 2008.
Mattern, J. The Printing Press: An Information Revolution. Technology That Changed the World. PowerKids Press, 2002.
McLaughlin, K. Paperwork: Fiction and Mass Mediacy in the Paper Age. Critical Authors and Issues. University of Pennsylvania Press, Incorporated, 2011.
Morris, William. « A Note by William Morris on his Aims in Founding the Kelmscott Press ». édité par William S. Peterson, 75 78. University of California Press, 2020.
Petroski, H. The Book on the Bookshelf. Vintage. Knopf Doubleday Publishing Group, 2010.
Riedel, Dagmar. « Of making many copies there is no end: The digitization of manuscripts and printed books in Arabic script ». In The Digital Humanities and Islamic & Middle East Studies, 65 92. De Gruyter, 2016.
Riedel, Dagmar A. « Books in Arabic Script ». A Companion to the History of the Book, 2019, 315 33.

Papel como meio artístico

Acocella, A. Paper design. Material Design Essays. Altralinea edizioni, 2015. Ban, S., R. Miyake, I. Luna, et L.A. Gould. Shigeru Ban: Paper in Architecture. Rizzoli International Publications, 2009.
Costantini, M. Face au mur?: Papiers peints contemporains. Infolio., 2011.
Davey, M. The Problem of Reading. Documents book. Vermont College, 2003.
Eekhout, M., F. Verheijen, et R. Visser. Cardboard in Architecture. Research in architectural engineering series. IOS Press, 2008.
Enckell, J., J.E. ed. Towards Visibility: Exhibiting Contemporary Drawing 1964-80. Roven éditions/Musée Jenisch Vevey, 2015.
Klotz, H., Paper Architecture: New Projects from the Soviet Union. Random House Incorporated, 1990.
Ludovico, A. Post-digital Print: The Mutation of Publishing Since 1894. Onomatopee (Cabinet Project). Ram Publications & Dist, 2013.
Maroto et al., Artist Novels: The Book Lovers Publication.
Pinto, Roberto. Artisti di carta Territori di confine tra arte e letteratura. Postmediabooks. Milan, 2016.
Poggi, C. In Defiance of Painting: Cubism, Futurism, and the Invention of Collage. Yale Publications in the History of Art. Yale University Press, 1992.
Rosenberg, J.E. Wastepaper Modernism: Twentieth-Century Fiction and the Ruins of Print. Oxford Mid-Century Studies. Oxford University Press, 2021.
Schmidt, P., et N. Stattmann. Unfolded: Paper in Design, Art, Architecture and Industry. Birkhäuser, 2012.
Slavin, J., Canadian Conservation Institute, Royal Ontario Museum, et Art Gallery of Ontario. Looking at Paper: Evidence & Interpretation: Symposium Proceedings, Toronto 1999. Government of Canada Publications. Canadian Conservation Institute, 2001.
Thoburn, N. Anti-Book: On the Art and Politics of Radical Publishing. Cultural Critique Books. University of Minnesota Press, 2016.
Thomas, J., et Paul Jackson. On Paper: New Paper Art. Merrell., 2001.

Produção de papel

Haggith, M. Paper Trails: From Trees to Trash - The True Cost of Paper. Ebury Publishing, 2008.
Hunter, Dard. Papermaking: the history and technique of an ancient craft. Courier Corporation, 1978.
Medioli, Chiara. Cotone, conigli e invisibili segni d’acqua. 750 anni di storia della carta a Fabriano. Corraini., 2013.
Pedemonte, E. La carta: storia, produzione, degrado, restauro. Elementi (Venice, Italy). Marsilio, 2008.
Spicer, A.D. The Paper Trade; a Descriptive and Historical Survey of the Paper Trade from the Commencement of the Nineteenth Century. Alpha Editions, 2020.
Tschudin, P.F., et F. Peccol. La carta. Storia, materiali, tecniche. Opere varie. Storia e Letteratura, 2012.
Weeks, L.H. A History of Paper-Manufacturing in the United States, 1690-1916. ????, 2009.

Papel como meio

Bloom, J.M. Paper Before Print: The History and Impact of Paper in the Islamic World. ACLS Humanities E-Book. Yale University Press, 2001.
McLuhan, M. Understanding Media: The Extensions of Man. Routledge classics. Routledge, 2001.

Bases de Papel

Basbanes, N.A. On Paper: The Everything of Its Two-Thousand-Year History. Knopf Doubleday Publishing Group, 2013.
Baker, N. Double Fold: Libraries and the Assault on Paper. A Vintage Original. Vintage, 2002.
Benjamin, W., M. Jay, et Arion Press. Unpacking My Library: A Talk about Book Collecting. Arion Press, 2010.
Bolter, J.D. Writing Space: Computers, Hypertext, and the Remediation of Print. Taylor & Francis, 2001.
Derrida, J. Paper Machine. Cultural memory in the present. Stanford University Press, 2005.
Glaubinger, J., E.H. Turner, et Cleveland Museum of Art. Paper Now: Bent, Molded, and Manipulated. Cleveland Museum of Art. Cleveland Museum of Art, 1986.
Kurlansky, M. Paper: Paging Through History. W. W. Norton, 2016.
Nunberg, G., et U. Eco. The Future of the Book. Market Economy. University of California Press, 1996.
Ong, W.J. Orality and Literacy. New Accents. Taylor & Francis, 2013.
Sansom, I. Paper: An Elegy. HarperCollins Publishers, 2013.

Papelada

Caplan, J., et J. Torpey. Documenting Individual Identity: The Development of State Practices in the Modern World. Princeton University Press, 2018.
Coggan, P. Paper Promises: Money, Debt and the New World Order. Penguin Books Limited, 2011.
Graeber, D. The Utopia of Rules: On Technology, Stupidity, and the Secret Joys of Bureaucracy. Melville House, 2015.
Sellen, A.J., et R.H.R. Harper. The Myth of the Paperless Office. The MIT Press. MIT Press, 2003.